domingo, 14 de junho de 2015

A MALDIÇÃO DOS DIMINUTIVOS

A MALDIÇÃO DOS DIMINUTIVOS

Quando ouço ou leio frases assim: “alguém tem uma musiquinha para tal festa? ”, ou “vou fazer isso na aulinha “ou “ Ali vocês pais podem ver os trabalhinhos dos alunos”

Fico pensando no tal do diminutivo, e o quanto ele pode diminuir o valor do trabalho do professor e diminuir literalmente a importância da produção intelectual dos alunos, intelectual sim, pois dadas as devidas proporções os alunos até os menores fazem uma serie de conjunções mentais e intelectuais, para suas criações sejam elas complexas ou mais básicas, desta forma ao relatar usando o diminutivo nos mesmos acabamos por diminuir tal importância, ou por puro hábito e costume, sem fazer nenhuma reflexão. O que parece a principio ser uma forma carinhosa de falar, na verdade esconde uma armadilha cultural, em não valorizar ou menosprezar o agente da produção no caso a criança, nem mesmo o orientador dessa produção o professor, que nesta onda vai se deixando levar pelo costume e na maioria das vezes, nem percebe que seu trabalho, estudo e dedicação, sejam vistos como um trabalhinho daquela mocinha a professorinha.

Cabe a cada escola, professor e coordenador abandonarem velhos hábitos de linguagem, para que essa maldição do diminutivo não nos acometa do seu mal, de ter o seu valor diminuído, de ter sua produção diminuída  e o pior de ter sua dignidade de professor diminuída. Afinal , somos professores com P maiúsculo!   

                                                            Sônia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário