quinta-feira, 18 de junho de 2015

ENTENDENDO MELHOR O MÉTODO KIT DA CLARINHA

Vamos começar entendendo a palavra: Método ,a palavra método vem do grego, methodos, composta de meta: através de, por meio, e de modos: via, caminho. Servir-se de um método é, antes de tudo, tentar ordenar o trajeto através do qual se possa alcançar os objetivos projetados.



                                             
                    MÉTODO KIT DA CLARINHA


Então a seguir, vamos entender como o Método Clarinha é um caminho de trabalho simples, eficaz ,além de lúdico,significativo e envolvente, com o qual é possível trabalhar conceitos como Duração,Timbre,Intensidade, altura e Pausas.
O método e uma ajuda preciosa principalmente para professores sem formação musical ou com pouca experiência em musicalização infantil. ou que sejam professoras de educação infantil que buscam uma forma de trabalhar a música com os alunos de forma mais profunda e consciente. E até professores de música experientes que busque novas formas de trabalho .
Também é possível em áreas abertas trabalhar a imitação do movimento corporal do cavalo, junto com a vocalização dos sons,assim ampliar a rea de estimulação de movimento e oralidade.   


A intensidade do som é a propriedade que o som possui de ser mais forte ou mais fraco em relação a outro som.


 Como trabalhar :
Ao contar a historia na parte que a Clarinha “...Pegou seu cavalo e foi passear pela floresta...”você pode bater os cocos produzindo sons fortes e fracos ,é claro, que também pode variar a entonação de voz ,hora falando em tom normal, hora falando com voz mais forte,hora cochichando,e pedindo que os alunos façam o mesmo.E como deve ser um costume, fazer uma roda de conversa com os alunos.com toda certeza quando seus alunos se apropriarem do conceito ira encontra-lo instintivamente em outras partes.como o apito do trem , nos sons do chocalhos etc.Dai a necessidade da repetição para que os alunos possam ir assimilando.
O cavalo é um animal com o qual as crianças tem verdadeiro fascínio,  entendem o cavalo como um animal forte e veloz, já é possível também começar um trabalho sobre andamento,mas isso fica para a próxima postagem!
                                                                                                                 Aguardem!
                                                                                                                      
                                                                      Professora Sônia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário