sábado, 4 de julho de 2015

A MÚSICA COMO UM PRODUTO HISTÓRICO E SOCIAL

Os compositores e a música ritual


Grandes compositores como Mozart, Beethoven, Vivaldi e Bach, compunham músicas para os rituais da igreja católica , grandes obras surgiram daí :Jesus alegria dos homens , Ave verum, Réquiem ( essa composta para funeral).As músicas eram compostas por em comenda de Padres, Bispos e até Papas, compor músicas sagradas além de uma grande honra, era a principal fonte de renda de muitos compositores.

No Brasil atual temos grandes compositores de músicas considerados religiosas, Cálice (Chico Buarque), Romaria (Renato Teixeira)  Caminhos do mar (Dorival Caymmi ) Afoxé é, Se eu quiser falar com Deus (Gilberto Gil).Todas essas músicas são exemplos de sincretismo popular, onde a música e a religiosidade se encontram e se misturam, e mais hoje é possível falar de Jesus e de um orixá, da virgem Maria e de Yemajá  dentro da mesma canção, sem que isso transforme o compositor em churrasquinho. 
Embora se veja,  nos últimos tempos um crescente e perigoso aumento do fanatismo e fundamentalismo distorcido religioso  ,em varias  correntes. Que se debatem contra a liberdade religiosa das pessoas ,desrespeitando um dos mais importantes fundamentos do ser humano o livre arbítrio,é claro que essa falta de bom senso generalizada, traz duras e tristes consequências, tanto para nós ,como para as gerações futuras .
A música é arte e como tal, deve ser uma doce ligação entre o humano e cosmos, independente do idioma , da crença e da divindade, e cabe a cada professor levar seus alunos a refletir e respeita-las ,como uma forma legitima de expressão quer seja social, cultural  ou religiosa.

                                                    Professora Sônia Jardim   

Nenhum comentário:

Postar um comentário