sábado, 18 de julho de 2015

A RODA DE CONVERSA, UM MOMENTO PRECIOSO DE APRENDIZADO!


Um dia destes na minha roda de conversa, depois de uma atividade com a música da lagarta pintada, escutei de um aluno a seguinte frase:
 _Professora sabia que a lagarta se fecha na sua casinha, dorme e acorda borboleta.
Eu sorri pra ele e disse:_ Isso mesmo é isso que acontece com a lagarta, isso se chama metamorfose.
Ele com a carinha mais feliz do mundo, sentou-se e todos continuamos a roda de conversa, onde eu ouvi e todos conversamos sobre a atividade.
Voltando pra casa sozinha, no meu carro comecei a pensar no quando e importante ouvir o que nossos alunos têm a dizer, mesmo os bem pequenos, sempre tem alguma coisa a dizer, é claro que o professor deve conduzir e organizar, para que o assunto não se perca e nem caia em devaneios típicos das crianças, mas é muito importante que as crianças se sintam seguras para se expressarem. Que a roda de conversa seja um momento democrático, onde os alunos possam ser ouvidos, sem preconceito ou julgamento, pois na roda de conversa temos a possibilidade de avaliar e testar o aprendizado dos alunos, eu até falo pros meus alunos o que trabalhamos naquela aula, por exemplo: Nós trabalhamos hoje a intensidade do som, ou seja, “som forte” Assim o aluno vai se apropriando do conhecimento, alguns até me cobram nas aulas seguintes, contam em casa o que estão aprendendo, assim as famílias acabam sabendo o que foi trabalhado e em alguns casos até aprendem com filhos, que, aliás, vêm depois, todos felizes me contando que ensinaram o papai ou a mamãe sobre música, isso aproxima a família do trabalho de musicalização fazendo com que as famílias se tronem aliadas desse processo.

Fora o fato que por causa da rotina e atribuições, corremos o risco de não ouvirmos nossos alunos e as crianças querem ser ouvidas,  elas tem opinião, não devemos e nem podemos subestimar a capacidade delas.
Eu tive uma aluna bem pequena que ficou muito feliz , quando me ensinou uma música que eu não conhecia ,e outro que contou para todo mundo que eu errei a música.
As crianças são assim aprendem conosco, mais nos ensinam muito mais!
Faça roda de conversa com carinho, paciência e sem preconceito, garanto que você e as crianças sairão ganhando!                                Professora Sônia Jardim


Nenhum comentário:

Postar um comentário