domingo, 12 de julho de 2015

Musicalização no Fundamental I : Paródia em sala de aula é tudo de bom!


Dentro do trabalho de musicalização, há uma atividade que e particularmente rica, as Paródias. Que se mostra ser um importante aliado para envolver o aluno, do ensino fundamental, pois em se tratando de Ensino Fundamental é de vital importância que o aluno se aproprie do aprendizado.

O que e uma paródia?

Paródia é uma modificação ou seja uma versão de uma obra original, que pode ser: Um filme, uma poesia , uma música, até uma pintura famosa.

Geralmente as paródias tem fundo humorístico, mas podem ser usadas em escolas com fins educacionais, ou políticos, muitas empresas de propaganda acabam usando desse artifício para campanhas publicitarias e até politicas.

Mas ,quando se faz uma paródia é preciso respeitar as características da obra original, pois quem ouve ou vê uma paródia tem que reconhecer a obra da qual a paródia deu origem.
No caso da musicalização o mais interessante são as músicas, mas isso não quer dizer, que você não possa fazer paródias de outras formas de arte também, afinal Arte é Arte.
Veja os trabalho dos meus alunos:
É uma atividade que pose ser proposta a partir de 5 anos, para alunos  alfabetizados.

A música base foiO sapo não lava o pé

E o tema pedido da paródia era comida

O arroz está esquentando

Mas parece que esta queimando

E fogo esta aumentando

Por isso eu estou desligando!

Milena 5º ano

A mesma música com o tema férias

Nas minhas  férias estava ligadão

Mas tomei um escorregão

Caiu o meu dentão

Eu tremi de montão

Giovanni 5º ano

Mas, peça aos alunos que cantem suas paródias, pois só assim eles podem ter certeza que a paródias que criaram, respeitam a melodia e a métrica da música escolhida, e sem perceber estarão trabalhando a voz e o canto. Pois, para muitos deles cantar nessa faze é um desafio à parte.

Estimule os alunos a apresentarem para os colegas suas criações, lembre  sempre de respeitar aqueles que não quiserem fazer em público, peça que cante só para você.

Um fator que pode facilitar muito, o trabalho do aluno é propor músicas fáceis bem conhecidas. As canções folclóricas são uma boa opção.
Proponha para todos o mesmo tema, assim poderão trocar e partilhar suas descobertas.
uma boa pedida em se tratando de interdisciplinariedade o professor de música  pode  combinar com o professor de artes, para que peça aos alunos que faça pinturas, desenhos ou colagens de suas paródias.

Trabalhe com paródia e uma ótima pedida!

Professora Sônia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário