segunda-feira, 6 de julho de 2015

OS ÍNDIOS E A MÚSICA

Para os índios, a música é sagrada, ela é criada a partir de inspirações dos próprios Deuses da natureza.

Da mesma forma que às músicas são compostas por divindades, pelos espíritos ancestrais, os instrumentos musicais indígenas, também têm sua origem em sonhos, transes e inspirações divinas. Somadas ao intenso conhecimento indígena da natureza. Os índios têm um grande numero de instrumentos. Que tal qual as musicas, também tem algo de sagrado e místico. O que para eles pode ser desde um amarrado de sementes ate um chocalho ricamente elaborado.

Pois, como na natureza há uma gama enorme de possibilidades sonoras, para os índios ,que são amantes da música e da natureza, se faz algum som pode ser usado na música.

Instrumentos indígenas







Os idiofones são os chocalhos propriamente ditos que vibram somente ou que produzem som por atrito. Em grande parte são feitos com cabaças, fragmentos de madeira presos em uma base, ocos de bambu cheio de sementes cascos e crânios de animais, pedrinhas etc.   

Aerofones são os instrumentos de sopro que produzem som a partir do ar que passa pelo seu interior pode ser por sopro ou agitação, são feitos com vários materiais: como madeira, galhos de arvores ocos, sementes, bambu, ossos de animais etc. como há na natureza uma grande variedade de matérias também há uma grande variação de instrumentos aerofones.

Zumbidores que consistem em pedaços de madeiras côncavas e ovais amarradas na ponta de uma pequena corda ao ser girada bem rápido que produz um som de um zumbido, o que e meio irônico e que em algumas tribos esse instrumento e usado em cerimônias funerárias, só pede ser tocado por homens, já em outras e simplesmente um brinquedo das crianças.

     Os Membrafones, que são instrumentos que produzem sons
através da uma membrana estendida, são os tambores. Há muitas controvérsias sobre os tambores nas nações indígenas Brasileiras, pois alem de ser um instrumento meio raro nas nações indígenas e pouco utilizado acredita-se que ele tenha entrado na cultura indígena por influencia dos colonizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário