sábado, 31 de outubro de 2015

OS JOGOS SIMBÓLICOS





Formas significativas de trabalhar com música e desenvolver a criatividade  e a afetividade.


A Criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma cultura particular, em  um peculiar  momento histórico. É determinantemente marcada pelo meio social em que se desenvolve, e é claro que sua participação nesse meio também traz contribuições importantíssimas e significativas. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental que determina seu desenvolvimento físico mental e social, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. Então é de vital importância que o professor o ofereça o máximo de possibilidades de interações simbólicas por meio de jogos brincadeiras e experiências sensoriais. Favorecendo uma vivência única e libertadora. 




Jogo da foto musical

Cada aluno, deverá trazer uma foto de família para que todos vejam. Coloque as fotos no chão da sala para que todos juntos possam vê-las, divida o grupo em pequenos subgrupos, depois peça que cada subgrupo escolha duas ou três fotos, e depois peça que escolham  uma música para cada foto. Dê um tempo para o trabalho dos grupos e em seguida peça que cada grupo, que apresente sua música depois peça ao aluno dono da foto que conte o que aconteceu no dia da foto. É claro que depois vocês podem fazer uma roda de conversa sobre cada música, se as músicas escolhidas realmente tinham a ver com que foto e por quê? É importante que os alunos explorem ao máximo a imagem da foto e as possibilidades musicais.e possível também que você traga para a sala uma lista de musicas e proponha aos alunos  um audição coletiva e a eleição de cada musica para cada foto.E não esqueça de pedir a todos que expliquem as suas escolhas.Essa e uma atividade que trabalha muitas competências sociocognitivas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário