Formas significativas de trabalhar com música e desenvolver a criatividade e a afetividade.
A Criança como todo ser humano, é um sujeito social e
histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma
sociedade, com uma cultura particular, em um peculiar momento histórico. É determinantemente marcada
pelo meio social em que se desenvolve, e é claro que sua participação nesse
meio também traz contribuições importantíssimas e significativas. A criança tem
na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental que determina
seu desenvolvimento físico mental e social, apesar da multiplicidade de
interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. As crianças
possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e
pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde
cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as
crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem as relações
contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as
condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo
de construção do conhecimento, as crianças se utilizam as mais diferentes
linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses
originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças
constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras
pessoas e com o meio em que vivem. Então é de vital importância que o professor
o ofereça o máximo de possibilidades de interações simbólicas por meio de jogos
brincadeiras e experiências sensoriais. Favorecendo uma vivência única e libertadora.
Jogo
da foto musical
Cada aluno, deverá trazer
uma foto de família para que todos vejam. Coloque as fotos no chão da sala para
que todos juntos possam vê-las, divida o grupo em pequenos subgrupos, depois
peça que cada subgrupo escolha duas ou três fotos, e depois peça que escolham uma
música para cada foto. Dê um tempo para o trabalho dos grupos e em seguida peça
que cada grupo, que apresente sua música depois peça ao aluno dono da foto que
conte o que aconteceu no dia da foto. É claro que depois vocês podem fazer uma
roda de conversa sobre cada música, se as músicas escolhidas realmente tinham a
ver com que foto e por quê? É importante que os alunos explorem ao máximo a imagem da foto e as possibilidades musicais.e possível também que você traga para a sala uma lista de musicas e proponha aos alunos um audição coletiva e a eleição de cada musica para cada foto.E não esqueça de pedir a todos que expliquem as suas escolhas.Essa e uma atividade que trabalha muitas competências sociocognitivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário