segunda-feira, 16 de novembro de 2015

QUEM CANTA OS MALES ESPANTA...


Quando leio essa frase, fico pensando, que males são esses?
É muito gratificante ver os olhinhos brilhantes dos meus alunos, se uma música chama a atenção, ou se eles ficam um pouco tensos, quando apresento uma música nova, e vejo o esforço para aprender e memorizar.
Aprender a cantar em grupo, no tom certo, e no tempo certo, não é a tarefa das mais fáceis, ainda existem aqueles que têm mais dificuldade de soltar a voz, por timidez ou insegurança.
Cantar é  um desafio! Juntar um grupo de alunos, com personalidades historias e vozes diferentes; em busca de um resultado agradável.
 Alunos pequenos são muito abertos para o novo, por outro lado mais vulneráveis e influenciáveis  também. O que aumenta a responsabilidade do professor, pois a cada gesto, cada palavra e cada canção; São de vital importância para o desenvolvimento do aluno cantor. 
Dai a necessidade de se usar do bom senso e do seu conhecimento, para que as aulas e as canções venham contribuir para o trabalho. Nunca esquecendo música é arte e deve trazer emoção, traduzir alegria, criar laços. Isso quer dizer, que ela precisa estar na essência das relações humanas e afinal, criada para expressar emoções e sentimentos, que vão muito além das palavras.
 E uma das funções  e das responsabilidades do professor e cultivar o gosto musical do alunos ,tentando filtrar o máximo as músicas que chegam nas nossas crianças ,pois como sabemos há um galopante esvaziamento cultural  favorecido pelas mídias comerciais que primam pelo lucro e não pela qualidade, ao apresentar aos alunos boa música e cantar junto com eles, podemos com certeza, usar a música e sua força libertadora,como  um meio poderoso de  espantar os males do egoísmo, da tristeza da solidão e de tudo que destrói a nossa dignidade humana. E se cantamos em grupo, seu efeito e muito mais benéfico e prazeroso; pensando bem, a tal frase fica melhor assim:

Quem canta junto, espanta os males muito mais.

                                                                    Professora Sônia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário