segunda-feira, 28 de março de 2016

MUSINCANTO BABY : A INTELIGÊNCIA DO BEBÊ

                                                      

 Os bebês tem inteligência e possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nos comportamentos e atitudes que apresentam desde cedo, com o meio e as pessoas que lhe são próximas, as crianças demonstram seu esforço para compreender o mundo em sua volta, assim testam e observam, as reações que frequentemente se deparam ,seja elas desde um simples bater de tambor ou uma conversas de adultos, das quais mesmo não entendendo o que esta sendo dito observa gestuais e tons de voz, assim conseguem ir criando conexões entre o que veem o que percebem e que sentem.  E por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus medos, desejos e necessidades. No processo de construção do conhecimento, os bebês se utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e investigar suas hipóteses sobre aquilo que buscam desvendar. No toque, no cheiro na sensação bucal e no manuseio elas vão criando e recriando ideias e possibilidades, diante de tais possibilidades e experiências os bebês constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com a família professores e colegas mesmo que a principio o encontro com outros bebes não nos pareça muito significativo eles, já criam recriam e fazer trocas de experiências sentimentos e emoções muito rica.
O conhecimento não se baseia só no real, mas numa infinidades de experimentações de significação e ressignificação. Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular dos bebes sem subestima-los é o grande desafio para professores de berçário e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc. possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças, fora o fato de, dependendo da forma como a família desse bebê, entende e colabora com o trabalho da escola pode ser determinante para o bom desenvolvimento do bebê. Para que as bebê possa exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, do ponto de vista musical isso começa no repertorio musical apresentado passa pelas variedade sonora a que ela e exposta e ao manuseio de materiais sonoro deferentes que lhe ofertado. Quanto mais variadas às atividades e experiência melhor será sua resposta. Então vamos oferecer o que há de melhor em musicalização para os nossos bebês

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