domingo, 27 de novembro de 2016

POR QUE TRABALHAR MÚSICA COM AS CRIANÇAS ?










A música na escola pode ser uma grande aliada no aspecto cognitivo social e afetivo da criança. O desenvolvimento da criatividade acontece de maneira natural e lúdica, possibilitando também que a criança construa diferentes saberes dentro dos conteúdos e fundamentos trabalhados em sala.
A Música contribui significamente com o desenvolvimento da sensibilidade das crianças, melhorando a sua capacidade de concentração, raciocínio lógico-matemático e memória. Fazendo com que elas descubram e trabalhem as suas relações emocionais; auto-estima, segurança, maturidade, melhorando assim o relacionamento do mundo a sua volta.         
        Fazer Música em grupo, reforça o entendimento sobre a importância da organização coletiva estabelecendo com naturalidade a disciplina, trabalhando questões que se referem ao respeito ao outro e a si mesmo
 
Somos seres musicais

“A musica é arte e ciência, dois elementos que correspondem a um processo de evolutivo do ser humano”
Teoria da musicoterapia, Autor Rolando Benensom, Sumus editorial.
Desde pequenos reagimos aos sons, se for musica então, a resposta vem sempre com movimento, com alegria, bebês começam a balbuciar junto com a  música, ai vem à importância das canções de ninar, músicas como as canções de aniversário se tornam muito significativas para os bebês.
 Bebés às vezes mal sabem andar e já querem dançar,se relacionam com os  sons às vezes simplesmente se mexendo ou sorrindo. Quando ouvem música. Um pouco maiores, a música vai acompanhando na escola em festas, sempre na nossa vida a música esta lá. Você com certeza tem  uma musica te  faz lembrar algum fato da sua vida, ou alguma pessoa, a música é assim, se liga as nossas lembranças, nossas emoções .Dizem que, no cancioneiro Brasileiro existe uma música para todos os sentimentos e emoções. Há música para tudo há música para dizer qualquer coisa, assim é a musica uma linguagem quase mágica, nos faz seres humanos melhores, mais abertos e uma inesgotável fonte de comunicação e sentimentos. Uma vez, ouvi dizer já não existir mais uma melodia inédita, que toda música e um recriação de outra, não sei se acredito, mas uma coisa eu sei, a música para mim será sempre música. Algo que nos faz melhores, me faz olhar para meus alunos e acreditar que em cada um há universo de possibilidades, e é a música que me permite encontrar esse universo, pois nós somos, com toda certeza seres musicais.  
A música como em  toda forma de arte, busca transmitir, contar alguma coisa, nesse caso a música quer falar coisas bonitas ,mas não podemos nos descuidar do da qualidade das músicas que apresentamos aos nossos alunos afinal o gosto musical deles ainda esta me formação,e importante que os alunos aprendam que musica é arte ,e arte é uma experiencia pessoal ,pois  para você que podem ser alegres ou tristes  para outros sera de outra forma ,esse movimento acontece com os  sentimentos de cada um, e não só no corpo.
Música faz parte da cultura de todos os povos da terra, e faz parte das festas, dos rituais, das guerras.
Quando acontecem eventos mundiais, como olimpíadas ou copas do mundo a música e um fator importantíssimo de união dos povos.
Mesmo sem falar o idioma em que a música foi escrita, temos sempre a impressão, de saber sobre o que ela esta falando, quando acontecem eventos mundiais como olimpíadas ou copas do mundo, a música é um fator importantíssimo de união dos povos. Parece que no momento de Tal execução, e como se todos fôssemos um só  povo a humanidade.
                                                            Professora Sônia Jardim                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário