segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS DO TRABALHO DE MÚSICA COM BEBÊS.


Expressão corporal
















O contato com o som e a música proporciona  estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo,assim podendo conhece-lo melhor !
Coordenação motora
Você pode até achar um exagero,ou até não entender sua importância , mas só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinho já é uma excelente  forma de ela desenvolver e exercitar a motricidade fina – capacidade que permite usar os pequenos músculos do corpo – e a motricidade grossa, que consiste na utilização de músculos grandes do corpo – como movimentos de braços e pernas.
Foco

No momento em que uma criança está participando de uma atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. Se há uma atividade em grupo, ela vai cantar um trecho da música ou se preparar para  uma apresentação, precisa estar focada  guardar letras ritmos e movimentos para conseguir realizar a ação.

                                                                              
Contato com outras culturas











 A música é universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. Essa proximidade é muito rica e interessante para as crianças, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos.





Criatividade
 Um dos principais alicerces da música é a criatividade. a musica abra um grande leque de possibilidades ,pois antes de tudo tem um caráter libertador!
Memoria
 O contato com a música constatou entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória,alem de favorecer muito a memoria auditiva .















Desenvolvimento da linguagem
Quando uma criança ouve ou canta uma música, ela vai conhecendo  palavras ampliando seu vocabulário  entendendo seu significado ,
 assim criando um  domínio da linguagem. Mesmo quem não está alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que serão úteis para a formação das frases.
Aqueles  benefícios que não controlamos 
Ainda teremos os benefícios  artístico / emocionais  pois, a música é ARTE e como tal  tem um caráter transcendental, Atemporal .A música tem algo de divino e libertador e por mais que tentemos entender e controlar com certeza,ela trará benéficos para nossos bebês pois, pode ser que no meio deles tenho um futuro artista virtuoso .
Quem sabe ?

                                                                         Professora Sônia Jardim









Nenhum comentário:

Postar um comentário