
Enfim muitas "aventuras" já vivi em busca de alunos, sei que para muitos colegas são considerados alunos difíceis, que as vezes não valem a pena o esforço ,muitas professores já me disseram :
_Tal aluno só participa da sua aula, dos outros professores de aula extra, ele só fica correndo pra lá e pra cá , ou fica de lado .
Isso sempre me incomodou profundamente ,acho uma pena que alguns colegas ,não acreditem ,nem invistam nesses alunos ,afinal todos são alunos ,todos tem o direito de estar ali , todos tem o direito de aprender. Um aluno por qualquer que seja sua dificuldade e necessidade, merece uma chance ,e o professor deve ser o primeiro a creditar nele a investir .
É importante que se prepare a turma para receber a acolher o colega ,pois a inclusão não acontece como um passe de mágica .É imprescindível um boa roda de conversa para que os alunos entendam a as dificuldades do colega ou de qualquer outra pessoa portadora de necessidades especiais que ele encontrar pela vida a fora , È muito importante abrir o entendimento do aluno para a solidariedade e a empatia, assim cada colega de turma pode ser um aliado na inclusão e no desenvolvimento do colega ,contribuindo de forma simples e rotineira.
E cabe ao professor ser precursor dessa inclusão verdadeira onde o aluno entenda ser importante para seu grupo apesar de usa diferenças .
Afinal a inclusão é uma rua de duas vias que incluímos o aluno na turma e incluímos a turma nas necessidades do aluno , que em nenhuma hipótese deve ser interditada pelo preconceito, ou pela falta de dialogo entre o professor os alunos.

Conheça os materiais da Professora Sônia Jardim e do Grupo Primeiros Sons ,materiais de qualidade ,Dinâmicos de fácil aplicação
facebook.com/grupoprimeirossons
Nenhum comentário:
Postar um comentário