segunda-feira, 14 de maio de 2018

O Professor deve ser o PRECURSOR da inclusão .

Nesses meus 20 anos, de trabalho em sala de aula , tive a honra de trabalhar com muitas crianças e adolescentes,e por varias vezes recebi alunos diferentes dos "padrões" alguns com diagnósticos complexos, outros que embora nitidamente tivessem algum grau de diferença comportamental ou motora , não tinham nenhuma avaliação especializada , por vários motivos.




Nunca abri mão de trabalhar com qualquer um deles ,pois acredito muito no poder da música, como uma grande aliada tanto  no trabalho de inclusão, como no trabalho de estimulação dos alunos seja ele especial ou não . Em vista disso, já tive que recorrer a muitos artifícios, desde  tocar com o alunos no colo até de mudar, completamente minha forma de dar aula afim de conquistar a atenção e criar vinculo com os alunos. As vezes bastava descobrir a cor preferida de um aluno autista, por exemplo e oferecer um instrumento com a tal cor .Em outros casos já tive que sair correndo atras de alunos fujão ou ate tendo que entrar embaixo da mesa para tirar-lo e fazer com  que ele entrasse na roda .
Enfim muitas "aventuras" já vivi  em busca de alunos,  sei que para muitos colegas são considerados alunos difíceis, que as vezes não valem a pena o esforço ,muitas professores já me disseram  :
_Tal aluno só participa da sua aula, dos outros professores de aula extra, ele só fica correndo pra lá e pra cá , ou fica de lado . 
Isso sempre me incomodou profundamente ,acho uma pena que alguns colegas ,não acreditem ,nem invistam nesses alunos ,afinal todos são alunos ,todos tem o direito de estar ali , todos tem o direito de aprender. Um aluno por qualquer que seja sua dificuldade e necessidade, merece uma chance ,e o professor deve ser o primeiro a creditar nele a investir .
É importante que se prepare a turma para receber a acolher o colega ,pois a inclusão não acontece como um passe de mágica .É imprescindível um boa roda de conversa para que os alunos entendam a as dificuldades do colega ou de qualquer outra pessoa portadora de necessidades especiais que ele encontrar pela vida a fora , È muito importante abrir o entendimento do aluno para a solidariedade e a empatia, assim cada colega de turma pode ser um aliado na inclusão e no desenvolvimento do colega ,contribuindo de forma simples e rotineira.
E cabe ao professor ser precursor dessa inclusão verdadeira onde o aluno entenda ser importante para seu grupo apesar de usa diferenças .
Afinal a inclusão é uma rua de duas vias que incluímos o aluno  na turma e incluímos a turma nas necessidades do aluno , que em nenhuma hipótese deve ser interditada pelo preconceito, ou pela falta de dialogo entre o professor os alunos.   


















Conheça os materiais da Professora Sônia Jardim e do Grupo Primeiros Sons ,materiais de qualidade ,Dinâmicos de fácil aplicação 

facebook.com/grupoprimeirossons






Nenhum comentário:

Postar um comentário