Fazer
releitura musical e uma experiência muito agradável para o aluno, se bem
conduzida pede ser uma fonte riquíssima de aprendizado. Reler significa ler de
novo, sob uma nova ótica e principalmente sob outra manifestação, por exemplo:
Fazer
uma colagem de uma música;
Tentar
relacionar uma música a um cheiro, qualquer;
Fazer
uma encenação de uma música;
Criar vídeos clipes;
Fazer parodias.
Ilustração de um aluno de 1º ano da música
O leão ,de Vinicius de Moraes,
frase especifica :...Seu salto e uma labareda!
Ilustração de um aluno de 3º ano da música :
O Robô de Toquinho
frase especifica:...Pelo Homem eu fui feito a sua imagem e semelhança...
Ilustração de uma aluna do 1º ano, com síndrome de Down
da música a Bailarina de Toquinho
segunda a explicação de dela são as bailarinas dançando
Ilustração da musica:
A Bailarina Toquinho frase especifica : ...toda Bailarina pela vida vai levar....
Ilustração de uma aluna de 1º ano da música Girassol de Vinicius de Moraes
frase especifica :... Quando o sol pinta de anil todo céu....
Essas experiências estão profundamente ligadas ao fazer musical a fruição, que aproximar o aluno as expressões artísticas, com uma experiência criativa prazerosa, tendo como ponto de parida de uma obra já existente, fazer sua própria experiência criativa. Se tais atividades forem executadas partilhadas em grupo poderá ser ainda mais gratificante. Essa intimidade com as obras de outros artistas, e o confronto com a criação do colega, facilitará que o aluno encontre sua própria forma de arte. Tornado-se o sujeito da criação artística, e não somente um expectador, embora não haja nada de errado com aqueles que simplesmente preferem apenas observar a criação do outro, postura essa que deve ser respeitada pelo professor e pelos alunos. E uma questão de gosto pessoal. Afinal para que haja espetáculo, e imprescindível haver platéia e você sempre encontrará alunos que preferem ser platéia. O que não significa que ele esta aprendendo menos
Nenhum comentário:
Postar um comentário