quinta-feira, 2 de julho de 2015

Pedagogia de projetos


Adereço do projeto : A arca do Vinicius


Musicalizar partindo de um tema
 O desafio de tornar as aulas mais dinâmicas, mais envolventes e divertidas, é uma necessidade. Para que cada aula, cada atividade; Seja uma aventura.
 Trabalhar uma expressão artística tão rica, com alunos que são expostos todos os dias, a milhões de sons e informações musicais, nem sempre de boa qualidade. É acima de tudo uma responsabilidade.
Assim escolher e desenvolver um tema torna o trabalho de musicalização mais interessante, tanto para o aluno quanto para o professor, pois ter um tema garante que o trabalho tenha um objetivo concreto, os projetos determinam os caminhos tem começo, meio e fim.
Mas é importante levar o aluno a tomar posse do projeto, pois, ao saber onde esse projeto pretende chegar, ele se sente mais seguro para opinar, criar, investigar e questionar.
O professor por outro lado deverá ser o condutor nessa caminhada apontando o melhor rumo, propondo possibilidades ,também questionando ,favorecendo a comunhão de idéias a partilha de sentimentos e sobre tudo a apropriação do conhecimento.
Não perca de vista, que cada projeto terá poucas aulas então se esse projeto for muito cheio de conteúdos, você não terá tempo de aprofundá-los e por consequência, essas informações não se transformarão em aprendizado, e também não se reverterão em vivências criativas e produtivas.
Proponha temas diferentes que agucem a curiosidade dos alunos, não importa que esteja longe da realidade em que eles vivem, pois eles gostam de novidades. Mas se tiver algum assunto em sua região que você julgar um bom tema vá em frente.
Lembre que um bom projeto deve ter:
 Um disparador
Que pode ser um filme,uma historia ,visita a uma exposição, visita de um morador do bairro ou um artista popular, um passeio etc.

Um caminho:
Discussões, atividades, jogos, investigações, audições etc.                  

Uma Finalização:
Apresentações, saraus, exposições, produções escritas, CDs, releituras musicais etc. É muito importante para os alunos que eles entendam que o projeto chegou ao fim.     

Os projetos serão desenvolvidos em aulas semanais com +/- 50 minutos de duração. 
Projetos
A seguir apresento um  dos projetos que já desenvolvi com meus alunos, projetos esses bem sucedidos, que tiveram grande aceitação tanto por parte dos alunos quanto, por parte das escolas onde trabalhei.

 Projeto Clarinha 


                                                                                   Professora Sonia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário