sexta-feira, 31 de julho de 2015

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL !

Quando se fala em musicalização infantil sempre vem à cabeça o professor de música, a escola os instrumentos etc.
Eu sempre que penso em musicalização, Penso no que os meus alunos ouvem fora da escola, afinal a família tem uma função primordial na formação da criança só hábitos e costumes, não só influenciam como determinam a compreensão de mundo do aluno, e só o professor de musica tem a preocupação com a formação cultural do aluno deve sempre que possível envolver a família no processo de musicalização infantil.
Eu sempre que posso procuro criar situações em que a família possa participar de forma significativa tanto para os pais como para a criança, um dos projetos em trabalhei Hinos, comecei ,pedindo que cada aluno junto com o pai pesquisasse oquem era o autor do hino do time de futebol favorito, foi muito bom os pais pesquisaram montaram cartazes ate descobriram que um grande compositor Brasileiro Lamartine Babo e o  compositor de vários times de futebol do rio de janeiro  , quando eu entrei nos hinos cívicos a participação continuou com o mesmo entusiasmo. ao final fizemos um culto a Bandeira com as famílias foi muito bom , consegui tornar um a principio meio sem muita graça a principio em um projeto  que não só foi muito significativo como mudou a visão das famílias s obre as aulas de musicalização. Esse projeto tenha sido com alunos do fundamental, na educação infantil não foi muito diferente fiz um projeto sobre musicas do tempo da vovó em que pedi para cada aluno fizesse uma entrevista sobre as músicas da infância da vovó ou vovô foi muito importante para os avos.
E claro que ao conseguir esse envolvimento comecei a orientar os pais sobre musicas que devem tocar para as crianças ouvirem onde comprar boa musica infantil. sugerir CD
e DVDs musicais para tem em casa e assim oferecer em casa um repertorio de qualidade e a continuação trabalho de formação cultural que sempre fiz na escola. Assim a família se torna uma grande aliada, e nos professores de musicalização podemos ser às vezes não só professores de musicalização infantil como professores de musicalização familiar.



                                                                     Sônia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário