terça-feira, 28 de julho de 2015

PARLENDAS BRINCADEIRAS SONORAS, PARA O MÊS DO FOLCLORE!



                           
                                                   

     












   As parlendas são pequenos textos, cheios de rimas,
falados com ritmo, fáceis de memorizar, como
brincadeiras sonoras. Podem ser muito úteis para trabalhar
movimentos corporais, ritmo rápido e lento.
Com o tempo, os alunos podem criar suas próprias
parlendas e acompanhar o ritmo com sons de palmas e
instrumentos. Os alunos devem pesquisar as parlendas que
os pais e avós conhecem.



Reescrevendo as Parlendas

Uma atividade interessante que pode ser feita nas
aulas de ética, é discutir sobre as parlendas com
seus alunos sobre o que elas dizem e como dizem algumas
coisas.
É necessário ressaltar que as parlendas foram escritas
há muito tempo, em outro contexto social. E que, felizmente,
a sociedade evolui, hoje muita coisa já não tem o mesmo
significado nem importância. Você pode propor então refazer
e reescrever em grupo algumas parlendas ,comece fazendo
perguntas aos alunos, converse com eles sobre algumas coisas
ruins, depreciativas, sobre o contexto no qual foram escritas,algumas delas não são politicamente corretas.
Perceba o que pensam sobre isso e podem até reescrever
algumas para que fiquem adaptadas ao ponto de vista atual.
“Palma, palminha,
Palminha de Guiné
Pra quando papai vier,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.”

O que você pensa sobre violência contra criança ?

“Protestante, pé de pinto,
Quando morre vai pros quinto,
Católico, pé de véu,
Quando morre vai pro céu!”

Você acha certo falar mal da religião dos outros?

“Aparecida! (ou Cida!)
Come casca de ferida
Amanhecida!”

O que você sabe sobre bulling? Você concorda com a falta de respeito pelo o outro?
isso?

“Cala a boca!
Cala a boca já morreu!
Quem manda em você sou eu!”

É certo mandar o amigo calar a boca ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário