quinta-feira, 20 de agosto de 2015

MUSINCANTO BABY : ESTIMULAÇÃO , EXPLORAÇÃO . E SENSIBILIZAÇÃO




                                                                          Musicalização de bebês

 Em se tratando de bebês pode se dizer que todo trabalho se resume em três palavras:

                Estimulação                      
             
                Exploração                         
              
                Sensibilização



Vamos nos aprofundar um pouco em cada uma


Estimulação

Todo bebê reage à música desde muito cedo, mesmo que só por um pequeno balançar de pézinho. Para eles, o ritmo ainda é uma lembrança intrauterina, pois o batimento cardíaco da mãe foi com certeza, seu companheiro dia e noite, isso com todas as nuances das emoções da mãe, então podemos dizer que: O ritmo é o primeiro movimento musical que os bebês reconhecem e gostam. E prováveis que mães mais agitadas deram aos seus bebês referências rítmicas mais acentuadas do que as mães mais calmas. Então, cabe ao professor de musicalização dar continuidade a essa estimulação. Apresentando sons de varias fontes, desenvolvendo atenção do bebê para a direção dos sons.
Não só do ponto de vista rítmico, mas de ponto de vista melódico e vocal, Isso quer dizer cantar para o bebê e também pedir a outras pessoas que cantem 
Ex.: pais, avós, babás, professoras.
Bem como a apresentação de brinquedos sonoros, utensílios de cozinha, sucatas, instrumentos e muito mais, sempre falando com o bebê sobre o nome de cada objeto sua utilização etc. isso tudo com repetições periódicas para que o bebê possa assimilar a informação.







Exploração



Todo bebê é muito curioso, quando ele desenvolve a capacidade de pegar o objeto ai não para mais, é tal de pegar, cheirar e morder tudo a sua volta. Nesta faze, é importante ir oferecendo brinquedos que façam algum som, os chocalhos infantis são uma boa pedida. Isso não que dizer que tambores panelas, devam ficar de fora dessa lista. Outra coisa interessante são as sucatas os potinhos de manteiga, de iogurte e as garrafinhas plásticas.  Podemos favorecer ainda colocando grãos dento das garrafas (bem fechadas é claro) para que o bebê tenha mais uma possibilidade sonora. Papéis para serem rasgados pedaços de plástico (sob supervisão) também são explorações sonoras que valem a pena.
Tome cuidado com a potência dos sons de brinquedos eletrônicos sonoros è recomendável  colocar uma  fita adesiva fechando um pouco a saída do som. Expor o bebê a sons fortes não é um problema, mas o tempo deve ser bem curto. Então em vez de ficar contando o tempo da brincadeira, ao vedar um pouco a saída do som fica tudo resolvido. Bebês adoram explorar objetos. Se fizer algum som então será ainda mais divertido.





Sensibilização 



A música e uma linguagem, que vai muito além do corpo ela fala com a nossa alma.                       
                                                  Edgar Williens 

É essencial que o bebê comece a criar uma ligação emocional com a música, e importante que as mães e pais arranjem um  tempo para ninar seus filhos, que a família ouça música unida, que  no carro as músicas tocadas sejam significativas para os bebes.
Contar historias, para só bebês mesmo os bem pequenos, num tom de voz bem suave pode não parecer, mas e uma importante sensibilização musical . Imitar o som dos bichinhos e incentivar o bebê a imitar. Pegar chocalho e passar suavemente pelo corpo do bebê além de sensibiliza-lo a cerca do som também ajuda no desenvolvimento da sua consciência corporal. Leva-lo até a janela para ouvir o som da chuva, das ondas do mar ou de um rio ajudara o bebê a no futuro ter um repertorio sonoro mais rico.
Ouvir boa música, e procurar oferecer um repertorio variado, não só de música infantil, mas de música erudita de música (neste caso os clássicos como: Mozart, Beethoveem e Bach são as melhores pedidas)música popular e folclórica. Nos primeiro 30 mim  do soninho  é cientificamente provado os benefícios para a formação neurológicas do bebê, Só tomando cuidado com algumas músicas que nada irão acrescentar ao vocabulário nem a cultura do bebê.  
Como os bebês gostam de repetição aos poucos deve se apresentar novas possibilidades musicais para que ele não fique o tempo todo, ouvindo sempre as mesmas músicas.
Qualquer bebê que tenha sua iniciação musical norteada por esses princípios com certeza  se tornará um adulto mais feliz, equilibrado com um ouvido musical bem mais sensível.




                                                                                        Professora Sonia Jardim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário