quarta-feira, 2 de setembro de 2015

MUSINCANTO BABY , DESCOBERTA CULTURAL E MUSICAL NO BERÇÁRIO.











É muito importante que a escola e o professor de berçário invista em repertório musical ,seja por meio de vídeos  CD ou instrumentos para manipulação .
Existem muitas possibilidades áudio visuais para os bebês , eis algumas delas,
Toquinho no mundo da criança, Adriana  Partimpim 1 ,2 e 3; Música de brinquedo Pato Fu ;Pequeno Cidadão Arnaldo Antunes  ;Todo material do grupo Palavra cantada; Arca de Noé  do Vinicius  de Moraes, etc.
                                                           
                            Apreciação dirigida


Não podemos esquecer que para os bebes todos os momentos são momentos pedagógicos , então precisamos nos preocupara com a qualidade cultural do material que apresentamos e utilizamos com os bebes. Hoje infelizmente existem muitos materiais de qualidade questionável oferecidas e vendidas para os bebês. Por isso é importante que cada professor faca uma  avaliação do material antes de apresenta-lo aos nossos alunos

Para que haja uma verdadeira descoberta Cultural musical o professor deve tirar um tempo e se sentar junto com os bebês e assistir junto com os bebês ,fazendo comentários e chamando a atenção dos bebês ,para partes relevantes e cantado junto .pois não basta simplesmente colocar o vídeos ou o CD e deixar passando ou tocando, sem ajudar o bebê a ouvir e ver o material  não podemos esquecer que temos que ensinar e estimular o bebê a  ouvir e observar. Eu sei que a vida de berçário é uma correria, só mas , tente fazer essa apreciação dirigida uma vez por semana. E nos outros dias  você pode deixar o CD ou DVD passando  faça  um rodizio semanal de materiais áudio visuais  para não ficar repetindo sempre o mesmo vídeo o mesmo CD. Não podemos esquecer que esse primeiro encontro do bebê com a cultura musical brasileira e isso pode ajudar  determinar o  futuro gosto musical ,pois ao oferecer um repertório musical de qualidade estaremos  criando na memoria musical e  uma escuta saudável e produtiva  do bebê , e quem sabe  despertar um grande artista do amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário