terça-feira, 25 de agosto de 2015

CRIANÇA MIMADA SIM, PORQUE NÃO?








Há algum tempo, venho pensando sobre esse assunto, e de como está cada vez mais difícil manter a disciplina e a organização mínima em uma aula, isso com alunos pequenos de 3, 4 ou 5 anos, e o quanto as crianças, não tem o mínimo de regras e rotina em casa, que por melhor que seja a escola, isso reflete na sala de aula, no parque nas atividades, muitas delas têm verdadeira aversão à autoridade e regras, e são incapazes de ouvir um não, de pedir desculpas, de dizer, por favor, de esperar a sua vez ou de perder a vez.
Às vezes me vejo diante de pequenos ditadores, crianças extremamente difíceis de trabalhar, o pior e que na sua grande maioria são inseguras, carentes e agressivas.
Eu sempre entendi que educar é ensinar a conviver, conviver em casa com a família, ser treinado a comer sentada a mesa com a família, aprender a conviver respeitosamente e carinhosamente com os avós, tios primos etc. Sem ser agressivo, nem ficar dando chilique s nos encontros em família.
Conviver no shopping, sem matar os pais e as pessoas em volta de vergonha. Saber conviver na escola com os colegas respeitar sua vez dividir os espaços e a atenção da professora, para que a professora possa focar no aprendizado mais do que no comportamento do aluno. È claro que são crianças e com certeza são agitadas, por natureza mais uma criança bem treinada para conviver, saberá parar e ouvir a professoras sem agressividade ou palavras e atitudes desrespeitosas, afinal a professora e uma profissional formada para ensinar conceitos, apresentar possibilidades de investigação, favorecer o desenvolvimento intelectual e global do aluno seja na área de musica ,artes alfabetização  ou, mas o básico da social deve vir de casa, e função e responsabilidade da família e ponto.
Lembrando o nosso tão amado e saudoso  mestre Içami Tiba “Quem ama educa”
Eu humildemente acrescento: Quem ama treina, custe o que custar, não e fácil às vezes você terão que repetir o mesmo treinamento 50 vezes, e todo dia, as crianças testam... Testam... Testam... Outra vez.
Vejo muitos pais que acabam cedendo com frases assim:

Por hoje pode vai...

Eu não sei mais o que faço com você...

Está bom você ganhou...

Eu não aguento mais esse menino...

Pode comer bolachinha então, já que você não quer almoçar...

Criança é sagrada! E como tal deve ser cuidada, amada bem nutrida não uma bolachinha que vai dar a ela os nutrientes que ela precisa para crescer com saúde ! E o principal, tem o direito de ser preparada para viver em sociedade.
 Vi no Facebook , uma postagem com varias perguntas para uma mãe sobre o comportamento do filho, e ela responde: _Porque o filho é meu!
Tudo bem o filho é seu, é dos pais, mas a sociedade é Nossa!
 E o mais importante e (que muitos pais esquecem) que as crianças vão crescer, virar adolescentes ...adultos  e o chute na canela que vi uma criança dar na mãe uma vez e ela achou graça no rebeldezinho sem causa dela, poderá virar uma grave agressão no futuro.
Amar é cuidar, é dar regras ensinar a conviver transformar seu maior tesouro, num tesouro pra nossa sociedade, treinar um cidadão de bem.
Isso sim pra mim é mimar é transformar uma criança, em um ser respeitoso, capaz de enfrentar as dificuldades de forma centrada e corajosa. Um ser produtivo que respeite as leis e regras da sociedade, que saiba ser o seu presente MIMOSO para alegrar a humanidade.
Para mim a verdadeira criança mimada é ASSIM !

                                                    Professora Sônia Jardim





Nenhum comentário:

Postar um comentário