quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

PENSANDO SOBRE MUSICALIZAÇÃO

Antes de pensar  o que é musicalização, precisamos primeiro refletir um pouco sobre o que é música.

Conceito:
( embora
existam 
vários esse é o que mais gosto)
“Música é: a arte de organizar os sons, a fim de evocar emoções e suscitar sentimentos”.
Este conceito traz em si um mistério e uma indagação: Por quê essa forma de arte universal, tão rica e ao mesmo tempo tão simples, mexe tanto com nossas estruturas?
Todos os povos da terra se utilizam da música para dezenas de situações, sejam elas tristes ou alegres, que falem de guerra ou paz, para falar com os Deuses ou afastar os inimigos, enfim há música para toda e qualquer situação, todo e qualquer sentimento.
 Os historiadores dizem que a música veio antes da palavra, Uma forma de arte primordial e fundamental na evolução da humanidade.
 A música é ,com toda certeza, uma das mais valiosas formas de expressão da humanidade.
 Talvez seja essa, a explicação de sua intima relação com a comunicação e a emoção humana, com todas as suas nuances e sutilezas.
A música, sempre esteve associada às tradições e a identidade cultural dos povos. Porem atualmente, a globalização os meios de comunicação em geral, principalmente a internet. Permite-nos uma experimentação mundial e um intercâmbio de conhecimento, que vem modificando consideravelmente as referencias musicais das sociedades.
   Hoje é fácil encontrar um índio na Amazônia ouvindo música sertaneja e cantando ou um garoto gaúcho formando um grupo de samba.
A música hoje,mais do que nunca, é uma linguagem universal, embora em alguns casos, sua qualidade seja questionável, por tanto, é preciso aceitar e entender o meio sócio cultural em que ela foi criada. A música é uma forma de arte maravilhosa é rica, universal, e atemporal.
 Agora sim é possível entender o que é: musicalização
 A palavra musicalização em si, já nos dá uma pista do que se trata.
Musical + ação = musicalização, ou seja, ação musical.
Na verdade é o conjunto de ações ligadas ao ritmo ao movimento e a linguagem corporal. (verbal ou não verbal).Ações como: Dançar ,ouvir, cantar  tocar,desenhar uma música,ler estudar a letra,construir instrumentos,estudar a historia da musica e dos instrumentos, conhecer a historias de grandes músicos e compositores, etc. todas fazem parte do extenso trabalho que pode ser proposto com os alunos,acoes essas que podem e devem propostas a todos os alunos  desde os pequenos ate os maiores.
Musicalização é experimentação é manuseio, trata a música como um grande vetor de possibilidades , e a transforma em um fenômeno prazeroso de criatividade.  Promove a transformação do aluno, em agente produtor de arte. A escola é então um espaço privilegiado de investigação, experimentação e criação. A escola ao abrir espaço para a música em sala de aula. Que deve acolhê-la como uma possibilidade forte de aprendizagem criativa, produtiva e significativa.
E o professor deverá desempenhar o papel de facilitador, de condutor e de provocador artístico. Envolvendo o aluno como um todo, nessa viagem pelo mundo da música.
Afinal, a música é arte e como tal deve estar sempre profunda e totalmente ligada às emoções. Por todos esses motivos o trabalho de musicalização precisa ser desenvolvido com seriedade e de forma sistemática, com rotinas e padrões pré-estabelecidos para que, dessa forma a estimulação não se perca por falta de planejamento.
 O trabalho de musicalização não pode, nem deve ser visto como um conjunto de simples atividades ou unicamente para ensaios de apresentações ligadas a datas cívicas, e preciso que se entenda o valor do trabalho para que o professor de musicalizaçao não seja reduzido a em um mero ensaiador para festinhas escolares. Mas sim, de um trabalho serio e respeitado afinal ele tem nas mãos a possibilidade que envolver os alunos e todos os seus sentidos.
São cientificamente comprovados os benefícios que o trabalho de musicalização, exercitando e estimulando o cérebro a fazer novas e preciosas ligações neuronais. Que favorecem o aprendizado como um todo contribuindo para o seu rendimento escolar, sua formação de valores, tornando-o um cidadão mais consciente e capaz.  Musicalização não é só cantar para o aluno, ou fazer com que ele cante mecanicamente, é imprescindível que ele interaja de forma lúdica e prazerosa. Com os sons, as músicas, jogos, brincadeiras e os movimentos.
Concluindo o trabalho de musicalização é vital para os alunos e para a escola!

                                                       Professora  Sônia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário