O processo de aprendizagem e realizados pelos 5 sentidos estudos revelam que:
Aprendemos:
1% pelo paladar
1,5% pelo tato
3,5% pelo olfato
11%
pela audição
83% pela visão
Retemos: 30% do que vemos
50%
do que vemos e escutamos
70% do que ouvimos em seguida discutimos
90% do que ouvimos e em seguida realizamos
A aprendizagem pelos 5 sentidos se da
no campo sensorial, sendo que a visão influencia os demais sentidos. Não há
percepção pura através de um único sentido e os estímulos para cada um e
diferente dos outro.*
Trecho do livro: Guia para educação e
pratica musical.
Autoras: Márcia Visconti e Maria Zei
Biagioni
Abemusica e Secretaria do Estado da
Educação
Se levarmos em conta as informações anteriores podemos, entender melhor a importância, de mexer com o aluno como um todo, fazer com que ele experiente um grande quantidade de estímulos, com questionamentos assim: que cheiro tem essa música?Se essa música fosse uma comida,que comida seria? Essa musica e áspera ou macia, e por ai vai. Todas as expressões artísticas são feitas para os sentidos por exemplo, a arte culinária dirigida ao paladar,as artes plásticas: pinturas para a visão,esculturas para o tato;música para a audição; há uma finalidade sensorial em todas elas. Então devemos e podemos colocar essas informações a favor do nosso trabalho.
Estimule seus alunos, de modo que
eles criem o hábito de cheirar os instrumentos, esfregar as mãos nos
instrumentos, estimulá-los a relacionar musicas aos sentidos, assim os alunos
estarão sensivelmente, mais ativos e abertos. Sempre que possível leve os ao ar
livre, faça aulas com
cheiro cor e gosto diferente,
seus alunos vão adorar.
SÔNIA jARDIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário