segunda-feira, 7 de março de 2016

MÚSICA E MOVIMENTO








"A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas à sua necessidade de experimentar o corpo não só para seu domínio, mas na construção de sua autonomia. A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental. Ela se movimenta não só em função de respostas funcionais (como ocorre com a maioria dos adultos), mas pelo prazer do exercício, para explorar o meio ambiente, adquirir melhor mobilidade e se expressar com liberdade. Possui, nesta etapa de sua vida, um vocabulário gestual fluente e expressivo.
A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.”
O gesto e o movimento corporal estão intimamente ligados e conectados ao trabalho musical. Implica tanto em gesto como em movimento, porque o some, também, gesto e movimento vibratório,e o corpo traduzem movimentos diferentes sons que recebe.Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento, e os de locomoção como andar, saltar, correr, saltitar, galopar, etc...estabelecem relações diretas com diferentes gestos sonoros *
*PCN.
A música ajuda as crianças a conhecerem o próprio corpo, através de danças, gestos e movimentos corporais.
A música e a dança juntas são formas poderosas de aprendizado. Na verdade elas estão muito ligadas, pois música e dança são irmãs e se completam. Por esses motivos são tão importantes os jogos de movimento. É uma forma muito divertida de aprender sobre sons, movimentos e dança. Não basta só cantar para o aluno, é imprescindível que ele interaja de forma lúdica e prazerosa com os sons, as músicas e os movimentos.
Os jogos musicais aparecem aqui como uma inesgotável fonte de trabalho para a música, sons e movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário