quinta-feira, 14 de abril de 2016

OS INDIOS E A MÚSICA







A MÚSICA COMO UMA EXPRESSÃO DO QUE E MISTICO E SAGRADO!

Para os índios a música é muito mais do que uma expressão artística ela é mágica e transcendental, e o que liga todo povo a natureza e as divindades, então pode se dizer que, para o índio a música e sagrada. Alguns povos acreditam que a própria natureza canta, com os sons dos animais, do vento e do rio.
Cada nação indígena tem seu rico universo musical particular, por exemplo, o povo Xavante tem uma música para celebrar os mortos os Yawari, tem outra, porem quando há um encontro a música tem um caráter socializador e eles com gestos e danças vão acabar se unindo e se entendendo, uma coisa interessante, não há um solista ou um cantor da banda, como estamos acostumados a ver em grupos musicais, ou nome famoso de cantor indígena, você com certeza não vai ouvir falar que o índio tal lançou um novo cd solo após se separar da sua banda.
 Pois, com os índios a música e sempre coletiva cantada em união com os outros índios.
Mas você deve estar pensando quem são os compositores dos índios?
Como para os índios a música e sagrada ela também de vê ser trazida aos índios de forma mística, por exemplo, os pajés então em transes com suas orações e ervas, onde estabelecem seus contatos com os Deuses e seus ancestrais, e a própria natureza e ao voltarem deste transes apresentas as melodia que são passadas de geração em geração ou os grandes guerreiros da tribo sonham com as melodias. Assim eles acreditam que os deuses enviam as musicas para as tribos. Reforçando assim seu caráter divino.

  Musica só cantada
 Eu fico pensando como deve ser quando um valente guerreiro indígena ou um sábio Pajé tinham um sonho ou uma inspiração divina. Sobre uma nova cantiga de caça, por exemplo, e como devia ser difícil para eles e para os outros membros da tribo aprender a letra, a melodia, pois como não havia como gravar nem como escrever a musica eles precisava contar só com a memória, e quantas canções e melodias se perderá pelos anos a fora, afinal eles não tinham como gravar as musica, hoje já e possível encontrar cd com canções indígenas gravadas. O que me parece ao mesmo tempo uma forma de esvaziar o lado sagrado do canto indígena, por outro lado temos uma foram eficiente de arquivar e preservar esse tesouro cultural.  

Pois, como na natureza há uma gama enorme de possibilidades sonoras, para os índios ,que são amantes da música e da natureza, se faz algum som pode ser usado na música.Os idiofones são os chocalhos propriamente ditos que vibram somente ou que produzem som por atrito. Em grande parte são feitos com cabaças, fragmentos de madeira presos em uma base, ocos de bambu cheio de sementes cascos e crânios de animais, pedrinhas etc.
Instrumentos indígenas    

Aerofones são os instrumentos de sopro que produzem som a partir do ar que passa pelo seu interior pode ser por sopro ou agitação, são feitos com vários materiais: como madeira, galhos de arvores ocos, sementes, bambu, ossos de animais etc. como há na natureza uma grande variedade de matérias também há uma grande variação de instrumentos aerofones.

Zumbidores que consistem em pedaços de madeiras côncavas e ovais amarradas na ponta de uma pequena corda ao ser girada bem rápido que produz um som de um zumbido, o que e meio irônico e que em algumas tribos esse instrumento e usado em cerimônias funerárias, só pede ser tocado por homens, já em outras e simplesmente um brinquedo das crianças.

 


Os idiofones são os chocalhos propriamente ditos que vibram somente ou que produzem som por atrito. Em grande parte são feitos com cabaças, fragmentos de madeira presos em uma base, ocos de bambu cheio de sementes cascos e crânios de animais, pedrinhas etc.   






Os membrafones, que são instrumentos que produzem sons através da uma membrana estendida, são os tambores. Há muitas controvérsias sobre os tambores nas nações indígenas Brasileiras, pois alem de ser um instrumento meio raro nas nações indígenas e pouco utilizado acredita-se que ele tenha entrado na cultura indígena por influencia dos colonizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário