Diferentes de outras matérias, que tem uma avaliação mais objetiva o trabalho de musicalização tem uma avaliação muito subjetiva, que é feita a partir de um todo, e não de um simples aprendizado de formulas , sistemas, informações, datas e conclusões , música é arte e como tal deve ligar-se ao mais pro fundo do nosso ser , dai vem a importância de uma avaliação que leve em conta, desde de a participação ativa do alunos nas aulas ,seu desenvolvimento rítmico motor e vocal, além de seu interesse nas aulas e atividades .
Mas para se chegar a uma nota, o professor
parte dos seguintes critérios de observação.
Atenção para ouvir, responder ou imitar sons;
Capacidade de expressar-se de forma musical, seja cantando, com movimentos do corpo e com materiais sonoros
Reconhecer fontes sonoras
Capacidade de improvisar, compondo canções e ritmos sonoros com instrumentos ou objetos;
Identificação de gêneros musicais (de forma simples), de ritmo (lento, rápido, médio);
AVALIAÇÃO COMO VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
A justificativa mais encontrada para a relevância da avaliação foi aquela que considera este processo como uma ferramenta.
Compreensão dos elementos ou fundamentos
musicais ensinados;
Compreensão e utilização de regras/critérios estabelecidos;
Desenvolvimento musical ou “desempenho”
musical do aluno;
Como meio ou instrumento que revela a análise
realizada pelo aluno;
A Avaliação individual especifica é importante
para:
Para incentivar a criatividade;
Para verificar o desempenho do professor;
Para descobrir talentos;
Para
identificar as preferências dos alunos;
Deve-se levar em consideração a idade da criança e seu grau de
amadurecimento, para realizar uma avaliação que realmente mostre seu
desenvolvimento.
“ A MÚSICA NA VIDA DOS ALUNOS DEVE SER UMA MISTURA DE APRENDIZADO
,ALEGRIA E ENCANTAMENTO “
Professora Sônia Jardim
20 anos á
serviço da música e da criança
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