quarta-feira, 3 de maio de 2017

AVALIAÇÃO EM MUSICALIZAÇÃO UMA DOCE, PORÉM DIFÍCIL MISSÃO.






Diferentes de outras matérias, que tem uma avaliação mais objetiva o trabalho de musicalização tem uma avaliação  muito subjetiva, que é feita a partir de um todo, e não de um simples aprendizado de formulas , sistemas, informações, datas  e conclusões , música  é arte e como tal deve ligar-se ao mais pro fundo do nosso ser , dai vem a importância de uma avaliação que leve em conta, desde de a participação ativa do alunos nas aulas ,seu desenvolvimento rítmico motor e vocal, além de seu interesse nas aulas e atividades .
Mas para se chegar a uma nota, o professor parte dos seguintes critérios de observação.

Atenção para ouvir, responder ou imitar sons;
Capacidade de expressar-se de forma musical, seja cantando, com movimentos do corpo e com materiais sonoros
Reconhecer fontes sonoras
Capacidade de improvisar, compondo canções e ritmos sonoros com instrumentos ou objetos;
Identificação de gêneros musicais (de forma simples), de ritmo (lento, rápido, médio);
 

AVALIAÇÃO COMO VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 

A justificativa mais encontrada para a relevância da avaliação foi aquela que considera este processo como uma ferramenta.
 Compreensão dos elementos ou fundamentos musicais ensinados;
  Compreensão e utilização de regras/critérios estabelecidos;
 Desenvolvimento musical ou “desempenho” musical do aluno;
  Como meio ou instrumento que revela a análise realizada pelo aluno;
 A Avaliação individual especifica é importante para:
  Para incentivar a criatividade;
  Para verificar o desempenho do professor; 
  Para descobrir talentos;
Para identificar as preferências dos alunos;
Deve-se levar em consideração a idade da criança e seu grau de amadurecimento, para realizar uma avaliação que realmente mostre seu desenvolvimento.
“ A MÚSICA NA VIDA DOS ALUNOS DEVE SER UMA MISTURA DE APRENDIZADO ,ALEGRIA E ENCANTAMENTO “
                                     Professora  Sônia Jardim
                   20 anos á serviço da música e da criança 

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