domingo, 21 de maio de 2017

MATERIAIS DO GRUPO PRIMEIROS SONS




 A PEDAGOGIA DA AFETIVIDADE E O BEIJO DO JACARÉ 






"A afetividade está dentro do ser humano, ela é à base da vida, norteia o desenvolvimento do sujeito, em especial a construção da sua personalidade, e se manifesta no clima de acolhimento, de empatia, compreensão para consigo mesmo, e com os outros. A afetividade dinamiza as interações, as trocas, a busca, os resultados, facilita a comunicação, toca, envolve os participantes promovendo a união. Sendo assim um componente básico do conhecimento que está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo. Através dela o ser humano procura direcionar o seu objetivo maior que é viver em harmonia na sociedade."ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.



Para trabalhar a afetividade, a consciência corporal ,socializar e divertir chegou: O JACARÉ QUE GOSTA MUITO DE BEIJAR ,com um livro ilustrado,um áudio book ( incluindo a música com a brincadeira o Beijo do Jacaré e a marchinha Tchau Tchau fraldinha) e um lindo Jacarézinho de pelúcia para a alegria dos seus alunos pequenos,






 COLEÇÃO  MUSINCANTO :


MUSINCANTO EDUCAÇÃO  INFANTIL E
 MUSINCANTO FUNDAMENTAL









Os jogos  e as brincadeiras  deveriam ser mais incentivados entre os alunos tanto pelos educadores, coordenadores e orientadores pedagógicos  como pelas escolas regulares , mesmo que todos saibam e reconheçam  sua importância  para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. se observa que  em muitas escolas e para muitos professores , coordenadores e escolas ,que descuidam  ou  utilizam pouco desta prática   a ideia central do Projeto Musincanto é incentivar e  evidenciar o papel do jogo e da brincadeira musical , como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do aluno.
  O objetivo principal do jogo e da brincadeira, em sala de aula é proporcionar ao  aluno  que está participando , aprender de forma espontânea , criativa e muito significativa, atrabalhar com os jogos na sala de aula o professor tem a possibilidade de  trabalhar ao mesmo tempo inúmeras competências além dos conteúdos:


  •      Apresentar novos conteúdos
  •     Reforçar os conteúdos já aprendidos ;
  •     Experimentar e descobrir novas habilidades;
  •   Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
  •   Oportunizar ao aluno  que aprenda a jogar e a participar ativamente;  Enriquecer o relacionamento Intersociais ;
  •   Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
  •   Entender e aceitar regras;
  •   Respeitar essas regras;
  •   Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
  •   Desenvolver e enriquecer seu autoconhecimento, tornando-o mais participativo e espontâneo perante oscolegas de classe.
 A ideia central do Projeto Musincanto e Musincanto Fundamental  é incentivar e  evidenciar o papel do jogo e da brincadeira musical , como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do aluno.


















MUSINCANTO BABY 



A musicalização é aconselhada por especialistas desde a infância, desde bem pequenos, é claro com o devido cuidado com os sons muito fortes Em uma aula de música, experimentar, ouvir, balbuciar, aprender a escutar com concentração é uma tarefa difícil, mas, com a música, bebês e crianças compreendem o momento de falar e de ouvir.  Infelizmente muitas escolas só apresentam a música para as crianças ligadas a festa e datas festivas o que e um erro afinal, a música e uma forma de arte e pode muito mais que simplesmente levar a criança a uma apresentação para fotos. Tais atividades não apresentam, ou apresentam poucas oportunidades de desenvolver: a expressão vocal, corporal ou instrumental; ou, ainda, outros aspectos, como pesquisa, criação, escuta senso crítico, gosto musical, e com isso potencializar e favorecer o desenvolvimento infantil global.
Quando os bebês ou crianças participam da aula de música e, por exemplo, têm que trocar os instrumentos, está aprendendo a dividir. Tenho certeza que bebês que tem a oportunidade de participarem de aulas de musicalização, se tornarão adultos melhores, mais sensíveis e capazes.


O Projeto Musincanto Baby traz uma serie de atividades e brincadeiras sonoro musicais  para ajudar pais e professores no trabalho de Musicalização de bebês 



CHAPÉU ENCANTADO 
Um maravilhoso kit para trabalhar com bebês e crianças pequenas ,que contém Chapéu onde você tira e coloca os bichinhos na ordem que quiser ,e ainda o CD com canções que falam desses bichinhos e um livreto de orientações, dicas letras e cifras da canções.
Leve para seus alunos pequenos todo o encanto das cancões de uma forma muito lúdica , diferente e divertida, além de trabalhar a concentração a atenção ,a oralidade entre outras coisas.









          



"A MÚSICA NA VIDA DA CRIANÇA, DEVE SER UMA MISTURA DE ALEGRIA ,DESCOBERTAS E ENCANTAMENTO "


                                               PROFESSORA SÔNIA JARDIM 





Nenhum comentário:

Postar um comentário