segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Pedagogia de projetos, sugestão de Trabalho!









Projeto: Canções das crianças do mundo inteiro
Duração: 1 semestre.

Justificativa:
   Levar o aluno a conhecer, experimentar e explorar, os sons e as canções de outros países, podem ser uma experiência, muito rica e prazerosa, pois pode sem sombra de duvida ampliar a visão de mundo.
   Além de um excelente exercício rítmico e vocal, cantar em outros idiomas, tocar ritmos variados e poder ter uma pequena amostra de toda riqueza e diversidade de povos, nações e culturas.
   Essa é uma aventura que toda a criança merece viver.       
   
Objetivos didáticos:

·        Pesquisar as canções que alegram as crianças de vários países.  
·        Brincar de tocar.
·        Trabalhar a integração entre a voz e o instrumento.
·        Trabalhar a socialização.
·        Ampliar a visão da musica como linguagem mundial.
·        Conhecer um pouco os ritmos a cultura e os sabores de vários países.
·        Observar as diferentes formas de linguagem e comunicação.

  Atividades:
   
Cantando e tocando
Os sons das outras crianças.
Conhecendo um jeito diferente de tocar e cantar.
Os ritmos que as outras crianças tocam.
De que pais é esse som.
Dançando diferentes ritmos.

Conteúdos
-Conceituais:

 Comparar os sons e o jeito de tocar de cada instrumento.
 Analisar suas qualidades sonoras. (forte e fraco grave e agudo, alto e baixo).
 Conhecer os sons de instrumentos e suas origem
 Identificar as canções como marca cultural.
 Conhecer as diversas realidades musicais de alguns países.

-Procedimentais
 Observar várias fontes sonoras.
 Pesquisar movimentos rítmicos sonoros.
 Manejar os instrumentos nas diversas possibilidades culturais.
 Empregar instrumentos de varias formas.

-Atidudinais
 Querer criar sons e músicas.
 Ser capaz de compartilhar idéias.
 Querer conhecer melhor os outros idiomas.
 Ter vontade de ouvir e ouvir e dançar ritmos diferentes.


     
Materiais:
  

·        CD ,CDs e DVDS com musicas infantis de vários países
·        Mapas.
·        Fotos recortes e gravuras de danças típicas dos países escolhidos.
 Espaço físico: sala ampla e eventualmente espaço aberto.
Finalização;  Você e seus alunos, podem fazer um dia  de volta ao mundo na escola ,pela música e cada grupo poderá cantar uma música em um idioma diferente.
                                                                                                                     Sonia Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário