segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Aula Temática uma experiencia motivadora !

 

As aulas de Musicalização são sempre recheadas de sons, movimentos e muita alegria. Porém se o professor não investir em novas experiências, músicas e instrumentos. Há um sério risco de cair na rotina e aos poucos ir esvaziando a,motivação e o entusiasmo dos pequenos .

Eu acredito que de tempos em tempos se deve investir em aulas temáticas, que trabalham um único som, ou uma atividade que mesmo sendo a única da aula traz grande significado e diversão e aprendizado.

Aula temática como fazer:

Você pode  escolher uma música ou um instrumento , e com eles  desenvolver a aula toda.

Como um único tema ,pode encenar a música,explorar o instrumento e assim por diante .

 Uma de minhas aulas temáticas que faz mais sucesso é a da bola de sabão. Eu fiz minha canção  :


 bolinha e bolão 

 Ploct  ploct bolinha de sabão

Ploct  ploct bolinha de sabão

Que estoura  estoura e alegra o coração

Que estoura  estoura e alegra o coração

Ploct  ploct tem bolinha e tem bolão

Ploct  ploct tem bolinha e tem bolão  

Que estoura  estoura e é muita diversão

Que estoura  estoura e é muita divesão  

E é claro que numa aula dessa não podem faltar as bolas de sabão, eu até pesquisei  e treinei para fazer bolas gigantes .meus alunos comentam essa aula por semanas.

Outra aula temática é de um só tipo de instrumento como o pau de chuva

Onde todos os alunos recebem paus de chuva de vários tamanhos, mas o sons é o mesmo só que  alguns com som mais fortes ou mais fracos .

As musica tem que acompanhar falando de chuva ou de ondas. Assim os sons  ficam mais significativos .


Essas são minhas aulas, com os materiais que eu tenho, mas cada professor pode criar seu próprio repertorio e temas. De uma coisa tenho certeza aulas temáticas são ricas de aprendizado, alegria e encantamento!

Invista você também em aulas temáticas elas valem muito a pena !


                                                                   Professora Sônia Jardim 





 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário