sexta-feira, 30 de abril de 2021

MUSICALIZANDO BEBÊS

 


                                                                                  

O balbucio, as vocalizações e o ato de cantarolar dos bebês são provas de que os bebês, são muito abertos ao trabalho de musicalização,  Procuram imitar o que ouvem e também inventam linhas melódicas ou ruídos, explorando os sons da própria voz , da mesma forma como exploram e criam sons  com os objetos e brinquedos sonoros disponíveis, estabelecendo, desde então, um jogo caracterizado pelo exercício sensorial e motor com esses materiais. Ou seja, produzem sons e sentem muito prazer de ouvir os sons por eles produzidos  A escuta de diferentes sons (produzidos por brinquedos sonoros,ou utensílios  do próprio ambiente doméstico) também é fonte de observação e descobertas, com as quais o bebe interage com entusiasmo e intimidade.





 A audição de obras musicais pode provocar  as mais diversas reações: os bebês podem manter-se atentos, tranquilos, pois para alguns bebês a observação e escuta é sua forma de interagir  ou agitados mesmo que só com um balanço de pezinho ate os que tem movimentos alucinados e frenéticos  . Nos primeiros anos de vida, os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais. Podem articular e entoar um maior número de sons conhecerem e reconhecer canções, já demonstrando certo gosto por algumas musicas que lhe são mais familiares, reproduzindo letras simples, ferrões, onomatopeias etc., explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, quando aprendem a andar e conquistam , a capacidade de correr, pular e movimentar-se acompanhando uma música. No que diz respeito à relação com os materiais sonoros é importante saber que eles não importa se a fonte sonora e um instrumento profissional um uma lata  . Pois para eles o interessante a ação musical sonora  , sendo que sacudir e bater será por algum tempo sua principal  forma de interagir   . tem uma enorme curiosidade  às características dos sons ouvidos ou produzidos, se gerados por um instrumento musical, pela voz ou qualquer objeto, descobrindo e explorando as  possibilidades sonoras com todo material acessível.


A criança e a música

 Ao nascermos, já nos manifestamos pelos sons, através do choro. Que é a nossa primeira forma de comunicação, a partir daí os elementos da música, ritmo e sons passam a estar presentes em todos os momentos da nossa vida.

É muito importante contribuir para o desenvolvimento da percepção e atenção dos bebês e crianças pequenas: quando se canta para eles; se produzem sons vocais diversos, imitações de vozes de animais, ruídos e também canções de ninar, brinquedos cantados, palmas, gestos, etc.

A Música contribui significava mente com o desenvolvimento da sensibilidade das crianças pequenas, melhorando a sua capacidade de concentração, raciocínio lógico-matemático e memória. Fazendo com que elas descubram e trabalhem as suas relações emocionais;

Auto-estima, segurança, maturidade, melhorando assim o relacionamento do mundo a sua volta. O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e crianças iniciem seu processo de Musicalização de forma intuitiva         
        Fazer Música em grupo, reforça o entendimento sobre a importância da organização coletiva estabelecendo com naturalidade a disciplina, trabalhando questões que se referem ao respeito ao outro e a si mesmo Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. é muito importante proporcionar ao bebê :Interpretação de músicas e canções diversas. Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. A apreciação musical refere-se a audição e interação com músicas diversas. 















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