domingo, 26 de julho de 2015

O desenho como aliado nas aulas de música

Toda criança adora desenhar.  com lápis e papel ou com caco de tijolo na parede graveto de madeira na terra. Ao ver os adultos escrevendo ou os irmãos desenhando, por exemplo.  Experiência de movimentos em papéis variados, aos poucos ela vai dominando coordenação e a competência para desenhar, O primeiro encontro da criança com o desenho se dá, de fato, pelo movimento: o prazer de produzir um traço sobre o papel e ver sua obra aparecendo e criando forma.
Através do desenho a criança, brinca, dramatiza, canta e sonha , coloca todos os seus sentimentos e pensamentos no papel, criando a presentando um universo só seu. Aprende  e desenvolve noções de  sequência  logica ,espaço, tempo, quantidade e desenvolve sua linguagem oral e escrita. Suas criações, tanto simples como as mais sofisticadas, representam sua vivencia intima e pessoal afetiva e social. O desenho é uma forma de representação que supõe a construção de uma imagem bem distinta da percepção. O que a criança desenha não é só o que vê, mas aquilo que ela imagina ou idealiza, que tenta reproduzir no papel ,algumas com maus destrezas que outras ,mas todas igualmente belas e chia de riqueza e significado. E de vital importância que se total liberdade a criança na criação dos seus  desenhos ,evitando  ao máximo regras pre estabelecidas, pois isso inibi a auto expressão e pode criar na criança o medo de se expressar ou partilhar sua obra,e ate incutir nela  o medo ou a ideia   que ela seja incapaz de desenhar ,  que com certeza é muito desastroso para seu desenvolvimento e autoestima.

Desenho da Clarinha
Tenho observado muito que alguns professores  de musica tem certo receio, ou não utilizam ou utilizam   pouco de um recurso tao valiosos para o aprendizado dos alunos como o desenho,Já postei outros textos como a releitura musical. Acredito que essa forma de expressão posso potencializar o trabalho de sensibilização musical ,alem de favorecer o trabalho de interpretação poético/ artística.dar ao aluno a oportunidade de estudar entender e recriar ,as belas obras musicais do cancioneiro infantil popular e erudito  é uma forma eficaz e prazerosa de prepará-la para as futuras interpretações e criações literárias que com certeza terá pela frente.  
Neste sentido o professor de música   pode e deve sempre que possível oportunizar aos seus alunos, a chance de expressar por meio de desenhos o que entendeu de determinada música ,fazendo assim uma ponte entre as varias formas de arte.
Afinal, queremos sempre ajudar nossos alunos a se desenvolvam em toda sua plenitude!
                                                                                         Sônia Jardim




























Desenho da Clarinha



"A criança incorpora suas manifestação expressiva:
canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, 
dança enquanto ouve histórias, representa enquanto
fala". (DERDYK, Edith.2003)

3 comentários:

  1. oi, Sônia!
    vc tem alguma sugestão sobre com que idade podemos começar a usar este recurso? Pode ser a partir dos 3 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,Viviane e possivel trabalhar com3 anos ,ate mais cedo com 2 ,afinal a garatuja tambem e uma forma de expressão.

      Excluir
  2. Eu costumo pedir para as crianças desenharem algo sobre a letra da música trabalhada

    ResponderExcluir