Através
do desenho a criança, brinca, dramatiza, canta e sonha , coloca todos os seus sentimentos
e pensamentos no papel, criando a presentando um universo só seu. Aprende e desenvolve noções de sequência logica ,espaço, tempo, quantidade e desenvolve sua linguagem oral e escrita. Suas criações, tanto simples como as mais sofisticadas, representam sua vivencia intima e
pessoal afetiva e social. O
desenho é uma forma de representação que supõe a construção de uma imagem bem
distinta da percepção. O que a criança desenha não é só o que vê, mas aquilo
que ela imagina ou idealiza, que tenta reproduzir no papel ,algumas com maus destrezas que outras ,mas todas igualmente belas e chia de riqueza e significado. E de vital importância que se total liberdade a criança na criação dos seus desenhos ,evitando ao máximo regras pre estabelecidas, pois isso
inibi a auto expressão e pode criar na criança o medo de se expressar ou partilhar sua obra,e ate incutir nela o medo ou a ideia que ela seja incapaz de desenhar , que com certeza é muito desastroso para seu desenvolvimento e autoestima.
Tenho observado muito que alguns professores de musica tem certo receio, ou não utilizam ou utilizam pouco de um recurso tao valiosos para o aprendizado dos alunos como o desenho,Já postei outros textos como a releitura musical. Acredito que essa forma de expressão posso potencializar o trabalho de sensibilização musical ,alem de favorecer o trabalho de interpretação poético/ artística.dar ao aluno a oportunidade de estudar entender e recriar ,as belas obras musicais do cancioneiro infantil popular e erudito é uma forma eficaz e prazerosa de prepará-la para as futuras interpretações e criações literárias que com certeza terá pela frente.
Neste sentido o professor de música pode e deve sempre que possível oportunizar aos seus alunos, a chance de expressar por meio de desenhos o que entendeu de determinada música ,fazendo assim uma ponte entre as varias formas de arte.
Afinal, queremos sempre ajudar nossos alunos a se desenvolvam em toda sua plenitude!
Sônia Jardim
Desenho da Clarinha
"A criança incorpora suas manifestação expressiva:
canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar,
dança enquanto ouve histórias, representa enquanto
fala". (DERDYK, Edith.2003)
oi, Sônia!
ResponderExcluirvc tem alguma sugestão sobre com que idade podemos começar a usar este recurso? Pode ser a partir dos 3 anos?
Sim,Viviane e possivel trabalhar com3 anos ,ate mais cedo com 2 ,afinal a garatuja tambem e uma forma de expressão.
ExcluirEu costumo pedir para as crianças desenharem algo sobre a letra da música trabalhada
ResponderExcluir